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SAEB 2023: aplicação das provas se estende até 17 de novembro

 SAEB 2023: aplicação das provas se estende até 17 de novembro

Já está acontecendo, desde o dia 23 de outubro, a aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. As aplicações presenciais que, anteriormente, se encerrariam em 10 de novembro, se estenderão até o dia 17 do mesmo mês. A mudança foi oficializada em Portaria publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (20). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, concomitantemente, o agendamento, por meio da Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora.

O Inep repactuou o cronograma do Saeb a fim de atender às demandas logísticas direcionadas a cada unidade da Federação. A estimativa é de que mais de 8,4 milhões de alunos, 384.337 turmas e 190.160 escolas participem. A produção, distribuição e aplicação das provas são realizadas de forma escalonada, considerando a extensão territorial do país, além das características e peculiaridades de cada local. Todas as coordenações locais já foram capacitadas.

A coordenadora regional de educação da 23ª CRE, professora Cristina Boeira Fabris, ressalta que na área de abrangência da coordenadoria, as avaliações iniciaram ontem, devido ao atraso na entrega das provas, e seguem até 17 de novembro. Participam da avaliação da educação básica os alunos do quinto e nono ano do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio. São contempladas as séries que completam os ciclos do ensino.

Questionários eletrônicos – Além das provas, o Saeb apura uma série de informações relacionadas à qualidade da educação básica. Isso é feito por meio dos questionários eletrônicos, que contemplam o atendimento escolar; ensino e aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores. O Inep iniciou, em setembro, o envio dos links para o preenchimento. O prazo para responder também se encerra em 17 de novembro.

Realidade educacional – Por meio dos questionários, secretários (ou dirigentes) municipais fornecem dados sobre o funcionamento das redes, com a abordagem de temas como conselhos, currículos, práticas avaliativas e contratação de professores.

Diretores de escolas que ofertam educação infantil, 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental respondem sobre seu perfil e sua experiência como gestores escolares. Nesses casos, os questionários tratam, ainda, das atividades desenvolvidas, dos recursos disponíveis e da infraestrutura da instituição de ensino. O mesmo vale para diretores das escolas com alunos da 3ª e 4ª séries do ensino médio.

Já os professores fornecem informações sobre formação docente; experiência profissional; condições de trabalho; dificuldades de aprendizagem dos alunos; violência no ambiente escolar; recursos didáticos; e práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.

No caso dos estudantes, os questionários abordam temas como condição socioeconômica; participação da família; interação com professores e colegas em sala de aula; além de atividades pedagógicas desenvolvidas. Os formulários dos alunos são aplicados de forma impressa, juntamente com os testes cognitivos.

Corpo docente – Todos os professores com turmas no Saeb devem responder aos questionários eletrônicos nesta edição de 2023. Trata-se de uma novidade, tendo em vista que, até 2021, a aplicação eletrônica era realizada somente para secretários municipais de educação, diretores escolares e docentes da educação infantil. Com a mudança, os docentes de todas as turmas avaliadas responderão aos questionários, tanto nas aplicações censitárias, quanto nas amostrais.

Saeb – Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.

Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.

Ouça a entrevista com a coordenadora de educação da 23ª CRE, professora Cristina Boeira Fabris, clicando abaixo.

 

 

 

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