Vigilância Ambiental está atenta à prevenção contra a dengue em Vacaria
A equipe da vigilância ambiental de Vacaria está reforçando as ações de prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que é o vetor de transmissão da dengue. O trabalho vem sendo desenvolvido através de visitas domiciliares, esclarecendo a população sobre os cuidados necessários.
Entre janeiro e outubro deste ano, foram encontrados 48 focos da larva e quatro mosquitos transmissores da dengue em Vacaria.
Uma das ações previstas será no dia 02 de novembro, quando a vigilância ambiental de Vacaria vai desenvolver um trabalho de prevenção ao Aedes Aegypti nos cemitérios do município.
Em entrevista à Rádio Esmeralda, Rafael Rodrigues, da equipe da vigilância sanitária de Vacaria, disse que o principal objetivo da ação é evitar focos de dengue.
A coordenadora da Vigilância Ambiental de Vacaria, Sandra Ciotta, revela que o período de chuvas dos últimos dias pode trazer prejuízos à saúde pública. O mosquito da dengue é vetor de diversas doenças e por conta disso é muito importante atuar de forma intensiva nos domicílios a fim de conscientizar a comunidade dos perigos da proliferação de focos desta doença.
Algumas pessoas reutilizam a água da chuva em suas casas, porém a captação desta água sem os devidos cuidados de higiene, pode causar diversos prejuízos à saúde das famílias.
Os agentes têm enfrentado dificuldades nas visitas de campo, pois algumas pessoas acabam não os recebendo e desta forma não podem realizar seu trabalho. O trabalho de campo, antes limitado a visitas de amostragem, agora está sendo feito em quase todos os domicílios. Eles orientam as pessoas quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar acúmulo de água em plantas e recipientes. A água parada nesses locais pode se transformar num foco de dengue.
Ouça a entrevista completa clicando abaixo