Coordenador do SINE diz que há muitas vagas de emprego, porém falta qualificação
Com o término da safra da maçã a movimentação do mercado de trabalho de Vacaria diminui. O atual momento da entre safra, com o final da colheita, faz com que algumas pessoas ainda permaneçam na cidade e vão em busca de empregos, recorrendo ao SINE.
Segundo o coordenador da agência do SINE de Vacaria, Adil Carvalho, Vacaria se destacou na geração de empregos no agronegócio. “No período da safra cerca de 20 mil pessoas vem para atuar nos pomares, e sua grande maioria permanece aqui” – disse. Segundo ele Vacaria tem absorvido bem essa mão de obra, embora existam muitas vagas em aberta que não são preenchidas devido à falta de qualificação, experiência e escolaridade dos aspirantes às vagas. Ele disse que há verbas do ministério do trabalho que serão aplicadas em cursos profissionalizantes.
Nos próximos dias 17 e 18 de abril, no salão de atos do Centro Socioeducacional Dom Orlando Dotti, acontecerá o seminário regional “Artesão em Foco”. Segundo Carvalho, esse evento, organizado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul tem como objetivo trazer conhecimento para aqueles que já trabalham e para os que desejam trabalhar com artesanato.
A agência do SINE de Vacaria atende na Rua Dr. Flores, 725, centro, próximo ao Corpo de Bombeiros.
Ouça a entrevista clicando abaixo