Chama Crioula percorre mais de 600 km até Vacaria
Os festejos da Semana Farroupilha tiveram início nesta sexta-feira (12), no município de Canguçu, durante a 73ª Geração e Distribuição da Chama Crioula. O acendimento do fogo marca o início da tradicional cavalgada que percorre o Rio Grande do Sul. A Chama será levada para todas as 30 regiões tradicionalistas espalhadas pelo Estado, até chegar a Porto Alegre no dia 20 de setembro, data que marca a Revolução Farroupilha. A tradição de acendimento para o começo dos festejos foi iniciada em 1947.
De Vacaria há um grupo de cavalarianos dos Vacarianos a Cavalo, também Os Cavaleiros do 5º Distrito e ainda o Piquete 35 de Lagoa Vermelha. Eles percorrem cerca de 70 km por dia e de Canguçu à Vacaria são 640 km.
A chegada com a Chama Crioula na região acontece no dia 27 de agosto, no município de Capão Bonito do Sul. Lá será distribuída uma centelha da Chama para todos os municípios que pertencem a 8ª Região Tradicionalista. Em Vacaria os cavaleiros chegam no dia 29 pela manhã, na sede do 10º BPM onde será guardada a Chama até a abertura oficial da programação no dia 12 de setembro.
Na manhã desta quarta-feira eles saíram de Triunfo para mais um dia de cavalgada. A cada 25 km, eles trocam a equipe que conduz a chama para não cansar os animais e os cavaleiros.