• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Secretária da Assistência Social diz que estabelecimento atendia idosos de desumana e faz alerta

 Secretária da Assistência Social diz que estabelecimento atendia idosos de desumana e faz alerta
Na tarde desta segunda-feira (19), a partir de informações e por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Segurança Pública, da Assistência Social, do Setor de Fiscalização e com o apoio da Guarda Municipal e Brigada Militar, foi identificado um lar de idosos em situação extremamente precária, marcado pelo completo descaso com os acolhidos.
No local, situado nas proximidades da Avenida Militar e da Avenida Moreira Paz, eram atendidos oito idosos em condições totalmente inadequadas, ferindo a dignidade e os direitos básicos dessas pessoas. A situação foi imediatamente registrada e as medidas cabíveis estão sendo adotadas pelos órgãos competentes.
Segundo a Secretária de Assistência Social, Marli Madruga, a casa abrigava idosos numa situação desumana. Ela disse que de acordo com o estatuto do idoso, a proprietária da instituição foi presa em flagrante. Há dois idosos internados no hospital e três ficaram em observação na UPA. “Alguns deles não são de Vacaria e hoje faremos contato com os familiares para que venham buscar esses idosos”. A secretaria ainda informou que além de idosos alguns dos internados na chamada casa tinham problemas mentais.
O local, segundo a secretária, foi objeto de denúncia pela questão de alguns barulhos. “Os vizinhos acharam que o ruído era estranho e fizeram a denúncia, e a fiscalização municipal foi verificar se havia alvará no local e as condições de legalidade”. Constatou-se então que a proprietária recebia pelo serviço prestado porem não atendia adequadamente . Marli relatou que alguns dos internados estavam em cárcere privado, chaveados, dormindo no chão, sem higiene. Havia até cordas ao lado de uma das camas e uma pessoa dormia com um saco plástico na cabeça. “Quando há o cuidado com pessoas que tem problemas mentais a atenção deve ser redobrada, o que não acontecia naquele local”.
Marli Madruga disse que infelizmente ainda há casas que trabalham de forma ilegal em Vacaria. “A cidade precisa muito de estabelecimentos para atendimento de idosos e pessoas com deficiência, porém legalizados, que ofereçam as condições mínimas para os internados. Gostaria de deixar um alerta: esse foi o primeiro caso, provavelmente encontraremos outros locais e a proprietária foi presa em flagrante devido aos fatos constatados”. Questionada sobre as irregularidades disse que nao tem conhecimento de pessoas que trabalham de forma irregular. “Quando ficamos sabendo e nos dirigimos ao local, não conseguimos encontrar, pois eles se mudam rapidamente, para evitar a atuação dos órgãos competentes” – finalizou.
Ouça a entrevista clicando abaixo
Digiqole ad

Relacionados

Open chat