• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Vacaria foi entregue à Secretaria do Meio Ambiente

 Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Vacaria foi entregue à Secretaria do Meio Ambiente

Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) tem previsão das Diretrizes Nacionais para o Saneamento no Brasil e é uma ferramenta de apoio à gestão, que tem por objetivos a melhoria da qualidade da saúde pública e salubridade ambiental, visando promover melhores condições de vida urbana e rural.

Recentemente, o campus da UCS Vacaria realizou a entrega dos estudos do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e do Plano Municipal de Resíduos da Construção Civil ao município de Vacaria. Para se chegar a esse momento, foram necessárias diversas contribuições obtidas num processo sócio participativo, que ocorreram por meio de reuniões técnicas, reuniões temáticas, entrevistas com a população, audiências públicas e observações diretas que foram direcionadas tanto a setores especializados quanto ao setor público e à sociedade em geral, bem como pela auditoria do plano municipal de saneamento anterior, embasado no termo de referencia da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

A assessora técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Micheli Michelon  (foto), revela que a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico teve, dentre outros objetivos, atualizar as diretrizes, muito em função do aumento da população da cidade.

Apesar de a comunidade ter sido convidada a participar na construção da revisão do plano, Micheli diz que a participação foi pequena.

Também houve a revisão do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos que está estruturado com a apresentação do diagnóstico da geração e manejo dos resíduos sólidos em Vacaria, seguido do prognóstico, que consiste na construção de cenários a partir de objetivos e metas, para condução ao futuro desejado.

Tanto o Plano Municipal de Saneamento Básico como o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos constituem-se como ferramentas de gestão, para que o município subsidie a implantação de projetos e ações voltados para a melhoria do desempenho ambiental municipal e da qualidade de vida da população. Os interessados em conhecer as diretrizes do plano pode acessar o site do município em www.vacaria.rs.gov.br 

Ouça a entrevista clicando abaixo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat