Mercado imobiliário: Vacaria possui menor oferta do que demanda
A tentativa de alugar um imóvel no começo de 2023 ganhou a alta dos preços como um entrave para as famílias. Somente no primeiro trimestre, o valor médio das locações residenciais no Brasil saltou 4,63%.
A variação apresentada é duas vezes maior do que a inflação oficial acumulada para o mesmo período, de 2,09%. Já o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), utilizado no reajuste da maioria das locações no Brasil, tem alta de apenas 0,2% nos três primeiros meses deste ano.
No acumulado dos últimos 12 meses, o preço das locações acumula uma alta nominal de 17,2%, a maior variação para um período anual desde dezembro de 2011, ano que marca o início da série histórica do indicador. O resultado também supera os principais índices de preço da economia brasileira para o período.
O mercado imobiliário de Vacaria também apresentou uma variação para cima nos preços dos aluguéis. Segundo a corretora de imóveis, Caroline Rizotto, há menos oferta do que procura, o que reflete nos preços.
Caroline disse que a procura por imóveis menores é grande e falou sobre o perfil de quem procura um imóvel para alugar em Vacaria. Segundo ela, a preferência dos clientes é por imóveis que possuam vaga de garagem.
Quanto aos programas sociais implementados pelo novo governo com relação ao incentivo à aquisição da casa própria, Rizotto disse que o cenário atual apresenta um bom momento para quem deseja investir, especialmente aqueles que possuem uma renda menor, entre 2.200 e 4.500 reais.
Foto: Internet.