• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Mapa antecipa prazo do vazio sanitário da soja no RS

 Mapa antecipa prazo do vazio sanitário da soja no RS

Decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira(26). Foto: Fernando DIas/SEAPI

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou PORTARIA SDA Nº 820, no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (26/6), alterando a data do vazio sanitário para cultura da soja no Rio Grande do Sul, que passa a ser de 03 de julho a 30 de setembro. O novo prazo antecipa em dez dias o estabelecido anteriormente pelo Ministério e foi uma solicitação dos produtores gaúchos, encaminhada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) em março deste ano.

“A antecipação em 10 dias do período de vazio sanitário para a cultura da soja no estado decorre de uma solicitação dos produtores, a fim de melhor adequar o calendário de plantio da soja e outras culturas”, afirma Ricardo Felicetti, diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Seapi. A antecipação ocorre também no calendário de semeadura, que passa a ser de 01/10/23 a 18/02/24.

Para Felicetti, não há prejuízo na medida fitossanitária, porque vai possibilitar uma melhor organização dos produtores para o cumprimento da Portaria e enfrentamento da ferrugem asiática.

O vazio sanitário foi instituído pelo Mapa como uma das medidas fitossanitárias para o controle da ferrugem da soja, com pelo menos 90 dias sem a cultura e plantas voluntárias no campo. A ferrugem asiática é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja, podendo causar danos que variam de 10% a 90% da produção, dependendo da região.

Fonte: SEAPI RS

Digiqole ad

Relacionados

Open chat