• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Leite confirma aumento da alíquota do ICMS

 Leite confirma aumento da alíquota do ICMS

Leite explicou que medida é necessária pelas regras que deverão passar a valer em todo o país a partir da reforma tributária. Foto: Gustavo Mansur/Secom

O governador Eduardo Leite confirmou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, a proposta de elevação da alíquota básica do ICMS de 17% para 19,5%. O evento foi convocado para esclarecer os projetos que serão encaminhados à Assembleia Legislativa e deverão ser votados ainda neste ano.

Desde o ano passado, 17 Estados já elevaram suas alíquotas gerais de ICMS. A medida buscou reverter perdas com a mudança abrupta imposta à época pelo governo federal – que, às vésperas da eleição, obrigou os Estados a reduzir, sem planejamento prévio, o valor do ICMS sobre energia, combustíveis e comunicações. Com isso, esses Estados que já elevaram seus ICMSs estão em vantagem na regra criada pela reforma tributária, pois terão uma parcela maior na média de arrecadação dos próximos cinco anos e, portanto, na divisão nacional do IBS, que passa a valer em 2029.

A polêmica

Conforme projeções apresentadas aos parlamentares, a alíquota básica deve passar de 17% para 19,5%. Uma das principais justificativas para a iniciativa é o impacto da Reforma Tributária. A medida, de acordo com as discussões, não deve ser adotada de forma isolada pelo Rio Grande do Sul, mas também acabar apresentada por outros estados do Sul e do Sudeste.

Na última semana, governadores destas regiões, entre eles Eduardo Leite, divulgaram carta criticando a versão final da PEC da Reforma Tributária aprovada pelo Senado. A proposta, agora, passará por novo aval da Câmara dos Deputados.

O percentual de 17% era o que estava em vigência antes das majorações de 2015 nas alíquotas de combustíveis, energia elétrica e telecomunicações.

Fonte: Correio do Povo/SECOM RS

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat