ENEM 2024: Seduc RS realiza aulões preparatórios via internet
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
A aplicação do Enem ocorre em dois dias. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade. Há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.
Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.
A secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul criou uma estratégia de aulões para preparar os candidatos. Em entrevista à rádio Esmeralda nesta terça-feira, a coordenadora de educação, professora Cristina Boeira Fabris, falou sobre a iniciativa.
Reunindo mais de 10 milhões de inscritos em seus canais no Youtube, alguns dos mais conhecidos professores youtubers do Brasil estão confirmados nos Aulões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Em parceria com a organização não governamental (ONG) Embaixadores da Educação, idealizadora do evento Crie o Impossível, a ação da Secretaria da Educação (Seduc) faz parte da campanha Vamo Para Cima, que tem como propósito preparar os estudantes para a prova através de aulões ao vivo, caravanas pelo Estado e materiais de estudo.
Nesta terça-feira (27/8), às 19h30, no Youtube da TV Seduc RS, Débora Aladim estreia a série de aulões para os estudantes da Rede Estadual. Com mais de dez anos de experiência na preparação de alunos para a prova de História do Enem, Débora possui mais de 3 milhões de inscritos em seu canal. Os aulões ficarão gravados e poderão ser assistidos mesmo depois de finalizada a transmissão ao vivo.
Formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a jovem mineira se dedica a preparar estudantes para vestibulares e concursos há mais de dez anos. Ela começou a fazer sucesso em 2013, quando passou a compartilhar resumos que escrevia em seus cadernos na escola em formato de vídeos. Utilizando uma linguagem ágil e recursos visuais, a educadora aborda os mais diversos temas, trazendo dicas, curiosidades históricas, além de apresentar conteúdos de História Geral e História do Brasil.
Professores dos aulões
- Noslen Borges
- Ramilton Batinga
- Henrique Araújo
- Samuel da Cunha
- Gustavo Reis
- Letícia Goés
- Gabriel Cabral
- Sandro Curió
- Hansen
- Daniel Gomes de Oliveira
- Fernanda Pessoa
- Poxa Lulu
As demais aulas da campanha “Vamo pra Cima” ocorrerão até o final de setembro, sempre às terças e aos sábados. As lives serão conduzidas de forma interativa, permitindo que os estudantes possam tirar dúvidas e conversar diretamente com os professores via chat.
Ouça a entrevista