Eleição do Conselho Tutelar: divulgadas as inscrições homologadas
Na semana passada foram divulgados os nomes dos candidatos aprovados na primeira etapa para concorrer a conselheiro tutelar. No total foram 28 candidatos que tiveram suas inscrições homologadas e seguem participando do certame.
Estão abertas 5 (cinco) vagas para a função pública de membro do Conselho Tutelar do Município, para cumprimento de mandato de 4 (quatro) anos, no período de 10 (dez) de janeiro de 2024 a 9 (nove) de janeiro de 2028. A eleição ocorre de forma unificada em todo país dia 1º de outubro de 2023.
O membro do Conselho Tutelar é detentor de mandato eletivo, não incluído na categoria de servidor público em sentido estrito, não gerando vínculo empregatício com o Poder Público Municipal, seja de natureza estatutária ou celetista. O membro do Conselho Tutelar, eleito no processo de escolha anterior, poderá participar do presente processo.
Rosi Santos, vice-presidente da comissão eleitoral, destaca que a partir de hoje (22) abre-se o prazo de impugnação contra os candidatos, o que pode ser feito por qualquer pessoa.
Transcorrendo os prazos legais, acontece a capacitação dos candidatos, conforme destaca Ausilia Cassol, Presidente comissão da eleitoral. A prova escrita para os candidatos será aplicada no dia 25 de Junho. A avaliação psicológica dos candidatos será realizada após o resultado das provas escritas.
A avaliação psicológica dos candidatos é a última etapa do processo. A partir desta etapa, os candidatos considerados habilitados poderão fazer sua campanha eleitoral.
A remuneração do Conselheiro Tutelar é de R$ 2.874,87 para 40 horas semanais.
Ouça a entrevista completa clicando abaixo.