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Concessionária inicia a instalação de pórtico Free Flow

 Concessionária inicia a instalação de pórtico Free Flow

Foto: CSG

O km 108,2 da ERS-122, em Antônio Prado, na Serra Gaúcha, é o primeiro trechoa receber a instalação do novo sistema de pedágio automático, o chamado free flow, em rodovias estaduais do Brasil, pela Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). A montagem da estrutura dos arcos já iniciou e a previsão é que toda a implementação de câmeras seja concluída em outubro. O cronograma das obras pode sofrer alterações, por conta das condições climáticas. Já a fase dos testes começará em novembro e a cobrança das tarifas aos motoristas em dezembro, quando a praça de Flores da Cunha será desativada.

A previsão é que os trabalhos prossigam nesta segunda-feira (16), no turno da manhã, podendo ocorrer bloqueios parciais no trânsito. Ainda neste mês, a empresa construirá o terceiro pórtico com o sistema free flow  no km 6,5 da ERS-446, em Carlos Barbosa.

Conforme as condições climáticas, a previsão é que a montagem dos arcos ocorra entre 23 e 28 de outubro.

As instalações das câmeras dos dois novos pórticos ocorrem até o fim do ano, na ERS-122 e na ERS-446. Em janeiro está previsto para iniciar as fases dos testes. Já as cobranças dos pedágios automáticos só ocorrem em 1º de fevereiro de 2024. A CSG ainda não divulgou os valores das tarifas.

A fase de testes do sistema ocorre em novembro e a cobrança das tarifas aos motoristas em dezembro, quando a CSG desativará a praça de Flores da Cunha. O valor seguirá em R$ 8,30.

Sobre o free flow no Rio Grande do Sul

Em uma iniciativa pioneira, o Rio Grande do Sul terá as primeiras rodovias estaduais do país com o sistema free flow (fluxo livre, em português), garantindo o fim das barreiras físicas das praças de pedágio. No lugar delas, a CSG instalará pórticos de cobrança automática com livre passagem, que fazem a leitura da placa ou etiqueta eletrônica (tag) dos veículos. Os sensores localizados nas estruturas dos pórticos do free flow são capazes de identificar a altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos e funcionam até mesmo em situações de baixa visibilidade.

Fonte: CSG

 

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