Casa Lar Divina Providência: trabalho social de apoio aos jovens
Desde 20 de junho de 2017, a Casa Abrigo Divina Providência fundida com a Casa Abrigo São Francisco, foi denominada como AVAN, abreviação de Associação Vacariense de Auxílio aos Necessitados, sua razão social. Após este período a entidade passou por diversas reformas estruturais e em relação ao quadro funcional, a fim de melhorar e qualificar o acolhimento dos abrigados.
Visando cada vez mais à adequação aos padrões exigidos pela Legislação, se fez necessária a mudança da modalidade de acolhimento praticada, deixando de ser abrigo institucional e passando a ser CASA LAR.
A AVAN é a única instituição de acolhimento, que atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, de Vacaria e também dos municípios da Comarca, através de convênio, na modalidade CASA LAR. As crianças e adolescentes são encaminhados à entidade por estarem em situação de risco ou vulnerabilidade social, através de determinação judicial.
Através do acolhimento institucional determinado pelo Juizado, as crianças e adolescentes passam a residir na entidade até que se busquem alternativas de retorno familiar ou colocação em família substituta, através de um trabalho articulado entre a equipe técnica da Entidade, composta por assistente social e psicóloga, Ministério Público e Poder Judiciário.
O programa Fala Cidade desta quarta-feira recebeu a diretora da Villa Divina Providência, Roberta Costamilan, que falou sobre o trabalho que é realizado pela entidade.
Ouça a entrevista clicando abaixo