• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

15 de Junho: dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa

 15 de Junho: dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa

Rosi Bonella e Michele Tavares, divulgando a campanha “o respeito não envelhece”. Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.

A data representa um dia do ano em que o mundo inteiro manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos infligidos a algumas de nossas gerações mais velhas.

O programa Fala Cidade desta quinta-feira recebeu as assistentes sociais Rosi Bonella e Michele Tavares para falar sobre o tema.

A violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção da comunidade internacional.

Em muitas partes do mundo, o abuso de idosos ocorre sem que haja reconhecimento ou resposta, pois, até recentemente, esse grave problema social estava oculto à vista do público e era considerado um assunto privado. Ainda hoje, o abuso de idosos continua sendo um tabu, subestimado e ignorado pelas sociedades mundialmente. No entanto, há evidências que indicam que o abuso de idosos é um importante problema de saúde pública e social.

O CREAS (Centro de Referência em Assistência Social) de Vacaria realizou uma campanha de conscientização junto às entidades do município, com o mote na frase “o respeito não envelhece”. Rosi revela que a intenção é conscientizar as pessoas da importância do cuidado com os idosos.

Segundo Michele Tavares, a falta de informação faz com que os filhos não supram o cuidado correto com os pais idosos.

A violência ocorre nos países em desenvolvimento e nos países desenvolvidos e, no entanto, geralmente é subnotificado. As taxas ou estimativas de prevalência existem apenas em países desenvolvidos selecionados – variando de 1% a 10%. Embora a extensão dos maus-tratos aos idosos seja desconhecida, seu significado social e moral é óbvio e, como tal, exige uma resposta multifacetada, focada na proteção dos seus direitos.

Confira a entrevista completa clicando abaixo.

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat