PATRAM monitora as condições da água em Vacaria
Recentemente a Brigada Militar, através da PATRAM de Vacaria, integrante da 2ª Cia Independente de Polícia de Proteção Ambiental, após receber informações de que haveria pontos com mortandade de peixes nas proximidades da bacia de captação de água de Vacaria, realizou o monitoramento do “Arroio da Chácara”, o qual forma a bacia de captação.
Durante a averiguação foi dado ênfase nos pontos de barramento de água, locais em que podem se acumular resíduos de substâncias ou objetos.
Na manhã desta quinta-feira, Jean Andreatta, comandante da PATRAM de Vacaria, participou do programa Comando Geral. Durante a entrevista ele explicou sobre o trabalho realizado no sentido de monitorar os córregos e arroios que formam a bacia de captação e afirmou não ter encontrado alterações nem sinais de resíduos considerados tóxicos que possam causar a mortandade dos peixes ou contaminar a água.
O monitoramento foi realizado até o ponto em que é feita a captação da água pela Corsan, visto que o objetivo era o de descartar algum possível risco de contaminação na água que é utilizada para o tratamento e distribuição aos munícipes.
Andreatta também destacou o trabalho da PATRAM realizado nas escolas visando ampliar a consciência ambiental entre os estudantes, para que se atentem à preservação dos recursos naturais para as atuais e futuras gerações. A ação realizada no último dia 14 de agosto, no município de Muitos Capões, na escola Gina Guagnini, contou com atividades lúdicas para 20 jovens do 5º ano do ensino fundamental.
Ouça a entrevista clicando abaixo