• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Violência nas escolas: Diálogo é a melhor maneira de combater o medo.

 Violência nas escolas: Diálogo é a melhor maneira de combater o medo.

Psicóloga Josiane Trindade, em entrevista ao Programa Comando Geral.

Acontecimentos recentes de ataques e ameaças em escolas têm deixado muitos pais e profissionais da educação bastante apavorados. E apesar de medidas preventivas estarem sendo adotadas em inúmeras instituições de ensino, muitos pais estão se sentindo inseguros e sem saber como abordar esse tema com os próprios filhos.

O episódio bárbaro do ataque à uma creche em Blumenau (SC), em que 4 crianças foram assassinadas, gerou não só indignação, como também inúmeras perguntas sobre as motivações que levaram o assassino a cometer tal ato.

Muitos, na tentativa de explicar o episódio, vêm classificando o criminoso como um sujeito calculista, que preparou toda a ação. A psicóloga Josiane Trindade diz que para esse tipo de indivíduo o ato criminoso é visto como uma missão a ser cumprida.

Segundo a psicóloga existem alguns indícios no comportamento dos indivíduos, que servem como um sinal de alerta.

Episódios de violência ou tragédias são assuntos difíceis de serem abordados com crianças, podem também causar ansiedade e medo nos filhos de permanecerem nas escolas que deveriam ser consideradas ambiente seguro para eles. Josiane disse que sentir medo é normal, mas que o diálogo deve estar presente sempre nas relações tanto de pais e filhos, quanto de alunos com professores.

Digiqole ad

Relacionados

Open chat