Vigilância ambiental reforça ações de combate à dengue
O monitoramento dos casos de dengue no Rio Grande do Sul, realizado pela Secretaria da Saúde (SES), por meio do Centro de Vigilância em Saúde (Cevs), apresenta um alerta para o aumento de registros da doença, durante as duas primeiras semanas de 2022, 2023 e 2024. Conforme dados do Painel de Casos de Dengue RS, nas duas primeiras semanas de 2022 foram registrados 63 casos confirmados; em 2023, 42; e em 2024, 216.
Outro fator de alerta é a ocorrência de casos confirmados de dengue durante todos os meses do ano – anteriormente, ocorriam somente nos períodos de calor. Isso demonstra que não há mais sazonalidade na circulação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
Em todo o ano de 2022, o Rio Grande do Sul apresentou 66.812 casos confirmados e 66 óbitos. Em 2023, o Estado apresentou um número total de casos confirmados, até o momento, de 38.221 e 54 óbitos em razão da doença. Apesar de o número absoluto de óbitos ter sido menor do que no ano de 2022, a análise de dados demonstra uma elevação na letalidade da doença, considerando o número de casos confirmados.
A vigilância ambiental de Vacaria está realizando o LIRA (levantamento de Índices Rápidos), atividade de monitoramento do mosquito Aedes aegypti (mosquito da dengue). Esta atividade se estende até a próxima terça-feira, 23, quando os agentes da vigilância vão atuar visitando as residências para localizar e eliminar possíveis focos de infestação do mosquito da dengue.
A coordenadora da vigilância ambiental de Vacaria, Sandra Ciotta, revela que em 2023 foram registrados 58 focos do mosquito na cidade. Ela informa que os períodos mais críticos de infestação são os meses de janeiro e junho.
Ciotta disse que a comunidade também é responsável pelo controle da disseminação da doença, e deve evitar manter recipientes com água parada em suas casas, especialmente nos jardins, que devem ser verificados a cada quatro dias. Ela solicitou a colaboração da população para que receba bem os agentes, que estão devidamente identificados e vão seguir com as ações de fiscalização mais intensificada ate dia 23. A vigilância ambiental também estará presente com ações educativas durante a realização do 35º Rodeio Crioulo Internacional, de 03 a 11 de fevereiro.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, o telefone da vigilância ambiental de Vacaria é o 3231 6450.
Ouça a entrevista clicando abaixo.