Vereadores discutem situação de médico afastado do HNSO
Na tarde desta quinta-feira dia 18 aconteceu um encontro na sala de reuniões da presidência da Câmara Municipal, para tratar sobre a relação do hospital Nossa Senhora da Oliveira e o médico afastado pela instituição, César Hinckel. A reunião foi agendada pelo vereador André Rokoski com o objetivo de esclarecer a situação.
No encontro estiveram presentes pacientes do médico, maioria do SUS, que querem a reintegração do profissional no atendimento de ortopedia e traumatologia no hospital Nossa Senhora da Oliveira. A direção do hospital e o diretor técnico, Jonatas Accioly Filho foram convidados, mas não compareceram. O hospital enviou uma nota de esclarecimento dizendo que os pacientes que eram do médico César Hinckel e que necessitam de revisão foram atendidos ou reagendados. No entanto, a nota não esclarece os motivos da demissão.
Ao final da reunião ficou definido que irão levar o caso até o Ministério Público solicitando auxílio e reintegrar o médico ao hospital. Hinckel disse que ficou emocionado com todas as manifestações feitas pelas pessoas presentes, onde afirmam que ele é um excelente profissional.
O secretário da saúde, Silvandro Porto da Fonseca esteve presente e foi questionado quanto à responsabilidade da secretaria no caso Hinckel. Ele afirma que o município compra o serviço, mas a gerência é do hospital. Disse que a secretaria enviou ofício ao hospital solicitando a volta do especialista ao atendimento, mas não recebeu até o momento uma resposta positiva.
O vereador Rokoski colheu a assinatura das pessoas na reunião e irá encaminhar ao Ministério Público solicitando providências.