Vacaria não tem problemas de abastecimento de água
O gerente da Corsan de Vacaria, Alberto Paganela participou do programa Comando Geral na manhã desta terça-feira, dia 31. Conforme Paganela a Corsan fez melhorias para abastecer a barragem de captação de água, através da recuperação do arroio Passo da Porteira, do açude dentro do parque de exposições e a construção de mais um açude de cerca de quatro hectares naquela mesma região. Esses investimentos foram feitos para transposição de água até a bacia de captação e evitar que Vacaria tenha racionamento nos períodos de estiagem. O nível da barragem está há 2,80m abaixo do normal.
Com essas obras Vacaria dificilmente vai ter problemas de desabastecimento, mesmo com períodos mais prolongados de estiagem.
O que precisa ser considerado destaca o gerente da Corsan é que o consumo no verão aumenta consideravelmente, e isso pode gerar falta d’água em alguns pontos da cidade. O problema maior aconteceu no ano de 2022 por esse excesso de consumo.
Sobre a troca de canos da rede, no ano passado foram 7 mil metros trocados. A substituição é feita de canos de fibro cimento pelos de PVC. A projeção é de trocar em torno de 5 mil metros de canos em 2023. A Corsan tem quase 30 mil ligações de água no município com uma rede de canos de 350 km.