SMED explica processo de vagas para a educação infantil

Na manhã desta quarta-feira, dia 12, professores da secretaria municipal de educação participaram do programa Fala Cidade para explicar sobre o ingresso de alunos na educação infantil. Baseados em um decreto do ano de 2024, as crianças para terem direito a uma vaga precisam obedecer alguns critérios, tendo como princípio a questão da vulnerabilidade social.
Diante disso, as inscrições são feitas o ano todo das pessoas que buscam vagas para seus filhos, porém a colocação na fila de espera, pode se alterar conforme condição social, crianças com necessidades especiais, afastadas do convívio familiar e também conforme a renda per capta.
As professoras Tiele Stedile e Jéssica Arnoldo Pereira do Centro de Estudos, Pesquisas e Ensinagem – CEPE da educação infantil e Leonel da Rosa Vargas, técnico administrativo, responsável pela central de vagas e departamento de documentação escolar, detalharam o processo a fim de tirar as dúvidas da comunidade. O CEPE é um departamento criado na nova administração para gerir melhor a educação infantil nas escolas do município.
As crianças de 0 a 03 anos entram no berçário e maternal e as de 04 anos ingressam na pré-escola. A dificuldade maior, segundo eles é em relação aos iniciantes, pois a demanda ainda é além do número de vagas oferecidas. Hoje tem cerca de 150 crianças aguardando na fila.
Ouça a entrevista
