• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Sindicato dos Municipários espera aumento nos índices de reajuste para 2024

 Sindicato dos Municipários espera aumento nos índices de reajuste para 2024

Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.

A proposta inicial do Poder Executivo, de aumento de 5 por cento nos vencimentos dos servidores municipais não é suficiente para repor as perdas salariais acumuladas nos últimos anos. Segundo a presidente do SIMVA(Sindicato dos Municipários de Vacaria) Olívia Maciel Carraro, os servidores acumulam muitos anos com reajustes de percentuais insuficientes, e a expectativa é que o índice de aumento já proposto seja revisto.

Para a assessora jurídica do sindicato, Tatiane Maciel Gil, o ano de 2023 teve muitas demandas, especialmente na esfera administrativa, com relação aos pisos salariais. O município de Vacaria tem cumprido em parte os pisos instituídos para as categorias, cada um com suas peculiaridades. Tatiane disse que quanto aos agentes comunitários de saúde e enfermeiros, os valores estão sendo pagos conforme as determinações do governo federal. Quanto ao salário dos professores, o piso salarial ainda não é cumprido, embora existam muitas demandas judiciais sobre o assunto. Ainda em 2023, uma das demandas que foram atendidas diz respeito à alteração do salário das merendeiras, que até então recebiam vencimentos inferiores ao mínimo. Outra reivindicação diz respeito à ampliação da licença maternidade, dos atuais 120 para 180 dias.

O SIMVA tem cerca de 1,4 mil associados, que participam das decisões e discussões, especialmente quanto aos pleitos de reajuste salarial. Olívia Carraro disse que o percentual de aumento proposto pelo executivo decepcionou os servidores, em função do grande aumento de salário aprovado para o chefe do executivo, vereadores e secretários municipais, que se aproxima de 35 por cento. “ Ficamos decepcionados com a proposta que nos foi encaminhada, e nesses últimos anos não recebemos nenhum aumento que atendesse nossas expectativas, inclusive em alguns anos tivemos percentuais de reposição somente acompanhando os índices de inflação”- disse.

A intenção do sindicato é chegar a uma proposta de em torno de 10 por cento de aumento, além do acréscimo de R$ 100 no vale alimentação dos servidores, que passaria para R$ 700 mensais. Tatiane Gil revelou que um dos pleitos do SIMVA também é que o pagamento do benefício seja feito em períodos de férias e licença, que atualmente não acontece.

O sindicato oficiou à administração para realizar mais uma reunião antes que o projeto de reajuste seja encaminhado pelo executivo para a Câmara Municipal.

Ouça a entrevista clicando abaixo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat