Setembro Amarelo: a importância do diálogo na prevenção ao suicídio
Setembro Amarelo marca a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o mês, a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio.
De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil realiza essa campanha de conscientizar a sociedade e fomentar com informações relacionadas à prevenção do suicídio no país.
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10 de setembro e é endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo a OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Mas também informa que existem episódios subnotificados, o que pode chegar a mais de 1 milhão de casos. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, o que leva em média trinta e oito pessoas cometem suicídio por dia.
O programa Comando Geral desta segunda-feira recebeu a psicóloga Daniele Lima (foto), que abordou o tema. Segundo a profissional, o “Setembro Amarelo” tem como principal objetivo conscientizar a população e salvar vidas. “Falar abertamente sobre o tema é muito importante para a quebra dos tabus que existem com relação ao assunto, e o não falar dificulta a ajuda das pessoas que estão passando por dificuldades, além de prejudicar a saúde mental das pessoas” – disse.
Ouça a entrevista clicando abaixo