Secretário dos sistemas penal e penitenciário visita presídio estadual de Vacaria
Foto: Jonathan Silva/Polícia Penal.
O Secretário estadual dos sistemas penal e penitenciário Jorge Pozzobom cumpriu agenda em Vacaria na tarde desta terça-feira. Desde que assumiu a secretária, há cerca de seis meses, ele está visitando os presídios para verificar a situação das instalações e identificar a necessidade de melhorias. A visita restringiu-se ao Presídio Estadual, que está interditado por conta da superlotação. “Fiquei muito satisfeito com as instalações de Vacaria e com a qualidade do trabalho que está sendo feito” – disse.
A casa prisional em Vacaria abriga 238 presos homens e na ala feminina 22 mulheres, quando a capacidade é para cerca de 140 detentos. Em entrevista à Rádio Esmeralda, o secretário reforçou a necessidade de retirar o presídio do centro da cidade e disse que essa é uma situação que precisa ser planejada e não acontecerá em curto espaço de tempo, mas que está no radar de ações do Governo estadual. “Quando um presídio está superlotado a cidade está segura. Estamos construindo um novo presídio em Caxias do Sul, para desafogar toda a região”– afirmou.
O secretário destacou que a intenção é, num futuro próximo, retirar o presídio do centro da cidade, a exemplo do que já esta acontecendo em outras cidades gaúchas. “Já identificamos nos planos diretores das cidades onde haverá expansão, tudo feito com base no planejamento”.
Pozzobom destacou que a obra de Caxias do Sul está sendo efetuada com base na absoluta segurança dos servidores penais, rigor e disciplina para os apenados e a ressocialização através do trabalho prisional. “Pretendemos montar uma fábrica de tubos no presídio do apanhador, colocando os presos para trabalhar”. Segundo ele, a obra resolve praticamente o problema de superlotação dos presídios da região, pelo aumento do número de vagas no sistema prisional, gaúcho.
Ouça a entrevista clicando abaixo

