Secretário da Segurança Pública detalha primeiras ações da pasta

A Secretaria de Segurança Pública de Vacaria responde pela Defesa Civil Municipal, Coordenadoria da Mulher, Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito. O titular da pasta, Fabiano Domênico Paim, revela que a principal ação nestes primeiros dias de governo é a atuação ostensiva da Guarda Municipal junto à estação Rodoviária.
Naquele espaço, a fiscalização municipal atuou também na última sexta-feira, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, verificando a situação dos estabelecimentos comerciais. Segundo o secretário, após a fiscalização foi dado prazo para que os empresários possam se adequar às exigências legais, tanto da questão do alvará de localização como do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI).
A praça central de Vacaria também esta recebendo atenção especial com o objetivo de aumentar a segurança, para fazer com que as famílias possam frequentar o local com tranquilidade.
A Guarda Municipal tem atuado ostensivamente em toda a cidade e vai apoiar a AGAPOMI na operação “Colheita da Maçã 2025”. Há também a intenção de seguir com o trabalho conjunto com a Brigada Militar, especialmente na patrulha rural, que já foi objeto de contato com o comando regional do batalhão.
A Guarda possui atualmente 99 profissionais trabalhando e há um déficit de servidores, o que deve ser preenchido através da realização do concurso público. Com a previsão de aposentadorias e afastamentos, há a necessidade de um aporte significativo no numero de guardas, porém o secretário não revelou números. Paim avaliou que a instituição atualmente está bem equipada.
Quanto à sinalização das ruas da cidade, com a crescente necessidade de revitalização, também por conta do asfaltamento que foi efetuado em várias vias, o secretário revela que está sendo feita a lavagem das placas, e a previsão é de que no mês de fevereiro, no entorno das escolas, seja feita a pintura e sinalização, de forma prioritária, em virtude do inicio das aulas.
Falando sobre o trânsito, o secretário abordou a necessidade de realizar um estudo para a instalação de quebra-molas, em pontos específicos, como escolas e unidades de saúde.
Outro braço da secretaria da segurança é a defesa civil, que segundo Fabiano será reestruturada, com profissionais e equipamentos, para que ela possa atuar mais rapidamente, em caso de sinistro.
Ouça a entrevista clicando abaixo
