Secretária da educação avalia o ano de 2025
Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.
A Secretária Municipal da Educação, professora Adriana Ferreira Boeira e a professora Grasiele Freitas, supervisora do centro de estudos e pesquisas em ensinagem da SMED participaram nesta sexta-feira do programa Comando Geral. Durante a entrevista elas fizeram uma avaliação das atividades realizadas ao longo de 2025 pela SMED. A secretária comentou que em 2024 a educação do município não teve uma boa avaliação, estando na posição 414 dentre os 497 municípios do estado. Ela disse que para justificar este quadro há diversas situações. “É necessário que, além da nota dos estudantes pelas avaliações do SAEB e SAERS, tenhamos a ideia de frequência dos estudantes”. Adriana afirmou que o ano de 2025 foi de destacar a importância da conscientização e sensibilização dos alunos para a frequência, a fim de que aproveitassem o tempo máximo em sala de aula. Em razão do índice de frequência apurado em 2025, aí sim será avaliada se melhora ou não a posição do município no ranqueamento.
Para o recebimento de recursos financeiros da união, Boeira revelou que os frutos da sensibilização de 2025 quanto à frequência, só serão colhidos em 2027. “Isso destaca a importância da educação como um processo”. A secretária disse que em 2025 foram introduzidas inovações na sistemática da Secretaria e ao longo dos próximos anos devem ser colhidos bons resultados. “Nossos profissionais se dedicaram ao máximo para que a frequência dos estudantes ficasse próxima dos cem por cento”.
Quanto ao trabalho de melhorias nas estruturas físicas das escolas do município, a professora Grasiele afirmou que ao longo deste houve recuperação de espaços, além de diversas revitalizações. Ela destacou o atual trabalho de ampliação da escola Ceny Paim Mezari.
Atualmente, existe uma lista de espera para as vagas na educação infantil do município e nos próximos dias será divulgada a atualização, pois houve um recadastramento de alunos. Segundo a professora Adriana, para o inicio de 2026, a inauguração da escola Altos da Glória deve diminuir o déficit de vagas. “É importante destacar que esta escola vai iniciar as atividades junto com o calendário escolar do próximo ano, com previsão para 20 de fevereiro”. Ela comentou que nem sempre é possível que os alunos consigam a vaga na proximidade de sua residência. “Há diversas exigências para que as vagas sejam alocadas na escola próxima da casa dos alunos, porém, quando isso não acontece precisamos ter a compreensão e a colaboração das famílias”.
A secretária abordou ainda que as escolas que vão implementar turno integral, como é o caso da Altos da Glória, terão como destaque no currículo, a introdução da dança, música e ensino da cultura gaúcha. “Já existe no currículo municipal objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que devem tratar dessa temática, mas em função do aumento da carga horária para 7 horas, no turno integral, as artes farão parte deste currículo”.
Adriana ainda destacou que a questão do turno integral, que deverá ser replicado em outras escolas municipais, não é apenas uma ampliação de carga horária e sim uma proposta diferenciada, garantindo direitos de aprendizagem dos estudantes. “Este ano tivemos o acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado que verificou o trabalho do nosso centro de estudo em pesquisas e ensinagem, o que proporcionou o avanço de nossa proposta pedagógica”. A secretária abordou também os investimentos que vão ampliar a dinâmica da abordagem da tecnologia digital nas salas de aula, com a aquisição de mais de 400 notebooks que serão distribuídos para as escolas municipais. “Não é possível que não abordemos essa temática, é algo transversal, precisamos da tecnologia digital para ampliarmos a base do conhecimento, preparando as novas gerações para o uso responsável das novas tecnologias” – finalizou.
Ouça a entrevista clicando abaixo

