Saúde em foco: prefeito Andre Rokoski anuncia novo serviço de acolhimento a pacientes e secretária Aline Salvador alerta para a necessidade de imunização contra a gripe
Foto: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Vacaria.
Em entrevista ao programa Fala Cidade, da Rádio Esmeralda, o prefeito de Vacaria, Andre Rokoski, e a secretária municipal da Saúde, Aline Salvador, anunciaram importantes avanços e emitiram alertas fundamentais para a saúde pública local. O principal anúncio foi a implantação de um novo serviço de acolhimento humanizado para pacientes que precisam viajar para atendimentos médicos fora do município. Além disso, a gestão confirmou a realização de um mutirão de exames e pediu a conscientização da comunidade diante do expressivo aumento de casos de gripe na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O novo serviço de acolhimento foi planejado para oferecer dignidade e conforto aos cidadãos que se deslocam a outros centros médicos (como Porto Alegre). A iniciativa foca na organização logística e no bem-estar físico e psicológico dos pacientes durante o período de espera e viagem.
O prefeito Andre Rokoski explicou o funcionamento e destacou o impacto social da medida:
“Esta iniciativa é um passo fundamental para acolher com carinho e respeito os nossos cidadãos em momentos de vulnerabilidade. O serviço vai funcionar com uma estrutura organizada de transporte e suporte, garantindo que o paciente não apenas viaje com segurança em veículos modernos, mas tenha um ponto de apoio confortável para descansar, se alimentar e aguardar suas consultas sem passar por privações longe de casa.”
Estudos de saúde pública apontam que as casas de apoio e acolhimento atuam como uma extensão psicossocial dos serviços médicos, reduzindo o estresse do tratamento e garantindo nutrição adequada aos pacientes do interior.
Paralelamente ao acolhimento no transporte, a secretária da Saúde, Aline Salvador, anunciou o lançamento de um mutirão de exames na rede pública. O objetivo central é agilizar o diagnóstico e reduzir significativamente as filas de espera que sobrecarregam o sistema municipal de saúde.
Aline explicou que o planejamento dos mutirões está avançando de forma estratégica, mapeando as especialidades com maior demanda represada para liberar os procedimentos de forma concentrada e organizada nas próximas semanas.
Durante a entrevista, a secretária trouxe uma forte preocupação com a situação atual dos atendimentos de urgência em Vacaria. Aline Salvador alertou para o grande aumento nos casos de gripe, o que tem gerado uma alta demanda e longas esperas na UPA do município.
A gestora reforçou que a principal ferramenta para reverter esse cenário é a vacinação. A secretaria enfatizou que a imunização, que neste momento atende aos grupos prioritários, é importante para frear o contágio.
Dados da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) reforçam o alerta de Aline: em levantamentos recentes do estado, mais de 80% das pessoas internadas por complicações da gripe não haviam tomado a vacina. Além disso, a imunização correta chega a reduzir em até 35% o risco de hospitalizações respiratórias em grupos mais vulneráveis.
Ouça a entrevista


