• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Rio Grande do Sul registra avanço no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal

 Rio Grande do Sul registra avanço no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal

Rio Grande do Sul atingiu índice de muito alto desenvolvimento humano em 2024, segundo levantamento do PNUD e do IBGE. Foto: Agência Brasil.

O Rio Grande do Sul alcançou Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,818 em 2024 e passou a integrar oficialmente a faixa de muito alto desenvolvimento humano, segundo dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

As informações constam no Radar IDHM 2024, estudo que acompanha indicadores sociais e econômicos do país. O levantamento aponta que o estado apresentou crescimento consistente nos últimos anos, consolidando uma trajetória de recuperação após os impactos econômicos e sociais registrados durante a pandemia.

Entre 2021 e 2024, o índice gaúcho avançou de 0,772 para 0,818, crescimento nominal de 0,046 ponto, equivalente a 5,9%. Em 2012, o IDHM do Rio Grande do Sul era de 0,753.

Região Metropolitana de Porto Alegre também apresentou evolução expressiva no período. O índice da região passou de 0,775 em 2021 para 0,831 em 2024, avanço de 7,2%, consolidando-se igualmente na faixa de muito alto desenvolvimento humano.

Segundo o levantamento, a melhora foi impulsionada por avanços em indicadores de renda, educação e expectativa de vida. Apesar disso, o estudo ressalta que ainda há desafios relacionados à desigualdade social dentro das regiões metropolitanas.

No cenário nacional, o Brasil atingiu IDHM de 0,805 em 2024 e entrou, pela primeira vez, no grupo de países com muito alto desenvolvimento humano. O país havia registrado quedas significativas nos indicadores durante os anos de 2020 e 2021, período marcado pelos efeitos da pandemia de Covid-19.

A recuperação começou a ganhar força em 2022. O índice nacional passou de 0,788 naquele ano para 0,798 em 2023, chegando ao atual patamar em 2024.

O estudo também apontou redução das desigualdades raciais no país. De acordo com o Radar IDHM, a população negra apresentou crescimento do desenvolvimento humano quase duas vezes superior ao registrado pela população branca entre 2012 e 2024.

Enquanto o avanço da população negra foi de 10,3% no período, entre a população branca o crescimento ficou em 5,5%. Com isso, a distância entre os dois grupos caiu de 14% para 9% ao longo da série histórica.

O levantamento mostra ainda que todas as unidades da Federação registraram crescimento no IDHM entre 2012 e 2024. Os maiores avanços proporcionais ocorreram em estados do Nordeste, especialmente Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte.

Ao todo, dez estados brasileiros atingiram em 2024 o nível considerado de muito alto desenvolvimento humano.

Entre as regiões metropolitanas analisadas pelo estudo, os melhores resultados foram registrados em Florianópolis, com índice de 0,874, e Curitiba, com 0,856.

Já os menores índices foram observados nas regiões metropolitanas de Macapá, com 0,762, e Maceió, que registrou 0,776.

Fonte: Jornal O SUL

Digiqole ad

Relacionados

Open chat