Projeto “Vacaria Iconográfica” será lançado dia 12 de setembro

O projeto cultural denominado “Vacaria Iconográfica e a presença Feminina no Contexto Histórico Local” identificou e documentou elementos da iconografia do município de Vacaria, com o objetivo de divulgá-los por meio de dois produtos culturais principais: um vídeo, para ampla divulgação, e o design de uma premiação que será ofertada no 36º Rodeio Crioulo Internacional.
O vídeo registra elementos representativos da cidade que fizeram parte da vivência cultural da população. O documentário traz também aspectos da história de Vacaria, cuja formação possui forte ligação com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, ressaltando ainda o protagonismo feminino na fundação e no crescimento do município, especialmente de Inácia Rodrigues Vieira e Cândida Lisboa Borges.
Em entrevista à Rádio Esmeralda, a diretora e roteirista da obra, Graça Lisboa, disse que a obra evidencia manifestações culturais importantes, como o Rodeio Internacional e as vivências tradicionais rememoradas nas gravações em fazendas e do CTG Porteira do Rio Grande. O vídeo conta com a participação de artistas e músicos locais.
O segundo produto de divulgação do projeto, será o design de joias em prata, inspiradas na iconografia local, que servirá de contrapartida, já que o trabalho foi financiado com recursos públicos da política nacional Aldir Blanc de fomento à cultura (PNAB). Serão produzidas três peças a serem entregues como troféus usáveis às três campeãs femininas adultas do 36º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, que ocorre de 31 de janeiro a 08 de fevereiro de 2026.
O lançamento do projeto cultural denominado “Vacaria Iconográfica e a presença Feminina no Contexto Histórico Local” acontecerá dia 12 de setembro, a partir das 19 horas, no auditório do Campus da UCS Vacaria.
Ouça a entrevista clicando abaixo
