Polícia Civil prende responsáveis por estabelecimentos e apreende mais de 400 quilos de carne imprópria para consumo em Vacaria
A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Vacaria, realizou ação integrada de fiscalização com a Vigilância Sanitária Municipal e a Inspetoria Veterinária, com foco na repressão a crimes contra as relações de consumo e contra a saúde pública.
Durante a operação, foram fiscalizados estabelecimentos comerciais do ramo alimentício no município de Vacaria, ocasião em que foram apreendidos mais de 400 (quatrocentos) quilos de carne imprópria para consumo humano. Os produtos apresentavam irregularidades sanitárias, estando armazenados e expostos à venda em desacordo com as normas vigentes, carne se origem e sem inspeção.
Diante da materialidade delitiva constatada no local, os responsáveis pelos estabelecimentos foram conduzidos à Delegacia de Polícia. Um deles, que é proprietário, está sendo autuado em flagrante e será encaminhado ao Presídio. Uma mulher, que estava em outro estabelecimento, será ouvida e liberada, pois não é a responsável pelo comércio, apenas funcionária.
Os investigados responderão, em tese, por crimes previstos na legislação que tutela as relações de consumo e a saúde pública, especialmente pela comercialização e armazenamento de mercadoria imprópria ao consumo, art. 7º, inciso IX, da Lei 8.137/90.
A ação demonstra o compromisso da Polícia Civil com a proteção da saúde da população e com a repressão qualificada às práticas que colocam em risco a coletividade, reafirmando a atuação integrada entre os órgãos de fiscalização no município.
Fonte: Serviço de Comunicação Social da 25ª Delegacia de Polícia Regional do Interior.

