Patrulha Maria da Penha tem atuação reforçada no “Agosto Lilás”
“Agosto Lilás” é uma campanha importante no Brasil, dedicada à conscientização sobre a violência contra a mulher e à promoção dos direitos femininos. Instituído para marcar o aniversário da Lei Maria da Penha dia 07 de agosto, este mês visa educar, informar e mobilizar a sociedade contra a violência doméstica e familiar.
Desde sua criação em 2006, a Lei Maria da Penha tem sido um marco na proteção dos direitos das mulheres, oferecendo instrumentos legais essenciais para enfrentar a violência. O Agosto Lilás, não apenas celebra os avanços conquistados, mas também enfatiza a necessidade contínua de combater todas as formas de violência contra a mulher.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOEVCM), lançou, no início deste mês, material intitulado “Plano de Segurança para Vítimas de Violência Doméstica”. O lançamento marcou, no MPRS, o primeiro dia do Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
A cartilha contém as informações necessárias para auxiliar as mulheres que se encontram em situação de violência, preparando-as para um futuro episódio e guiando-as na elaboração do seu plano de segurança, que inclui plano de fuga, orientações para vítimas que decidiram romper com o ciclo de violência e sair de casa ou para aquelas que já saíram ou obtiveram medida protetiva afastando o agressor (prevenção em caso de invasão à residência ou locais de trabalho da mulher), além de ações em caso de cárcere privado. O plano também traz informações sobre medidas protetivas (como funciona, quem e como pode ser solicitada).
Para conter e prevenir casos de violência contra a mulher existe a Patrulha Maria da Penha, que é formada por policiais militares treinados para dar apoio e fiscalizar o cumprimento das medidas protetoras e atua na fiscalização ativa e especializada. Eles fazem visitas nas casas das vítimas, levam um questionário para saber como está a vida delas. Isso é muito importante, pois muitas mulheres se sentem acuadas, têm medo, envergonhadas, e se calam, mas isso agora funciona como quebra de paradigmas para conquistar a confiança dessa vítima.
Começou em 1º de agosto a Operação Shamar, uma dentre as muitas ações realizadas durante o Agosto Lilás, que marca o aniversário da Lei Maria da Penha e visa conscientizar a sociedade sobre a violência doméstica e fortalecer a rede de proteção às mulheres.
A Operação Shamar, em particular, foca em aumentar a fiscalização e o acompanhamento das vítimas em todas as cidades do Rio Grande do Sul, com destaque para o trabalho das Patrulhas Maria da Penha.
O programa Comando Geral desta quinta-feira recebeu o comandante do 10º BPM, Tenente Coronel Laudemir e a Soldado Rodrigues, que fizeram um panorama das ações da patrulha Maria da Penha em Vacaria.
Ouça a entrevista clicando abaixo