Número de alunos infrequentes diminui conforme Ministério Público
             
      Mais de 28 mil (28.091) estudantes da rede pública estadual e municipal retornaram às aulas em 2025 após ações de busca ativa escolar realizadas com base na Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (FICAI 4.0). O número divulgado durante seminário promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) representa o dobro dos alunos reintegrados em 2024, que foram 13.519.
Jéssica Turmina Ciota (esquerda), coordenadora do Conselho Tutelar de Vacaria e Maria Joana Zulianello, conselheira, participaram do programa Comando Geral analisando esses números e o avanço em relação à questão. Jéssica Turmina disse que isso se deve ao envolvimento de toda rede para atendimento do aluno infrequente. Isso inclui educação assistência, saúde, melhorando a situação desse aluno e de toda família. A escola é que abre a ficha de infrequência e comunica toda a rede para resolver essa situação.
O Conselho Tutelar entra no caso se após o primeiro trabalho, o aluno não retornar para a sala de aula. Dos 04 aos 17 anos o aluno tem que estar na escola e é responsabilidade dos pais. Conforme Maria Joana, a ausência de alunos da sala de aula se dá em maior número entre os adolescentes.
O Conselho Tutelar atende no prédio do antigo Ministério Público na Rua Dona Laura. Os telefones de contato são: 3232.6248, whats 9 96101446 e do plantão 9 92018208.
Ouça a entrevista
  
               
			
         		
                                                   
