Nova secretária de educação comenta sobre escolha dos diretores das escolas municipais
Na manhã desta quarta-feira, o programa Fala Cidade recebeu a nova secretária municipal de educação, Adriana Ferreira Boeira, que assume a pasta a partir de janeiro. Ela esteve acompanhada do prefeito eleito André Rokoski, PL.
Adriana falou sobre seus projetos e contou sobre sua experiência profissional na área da educação. Ela comentou também sobre o processo de indicação das diretoras das escolas municipais, que recentemente foram anunciadas. Quanto aos critérios para escolha das diretoras Adriana afirmou que a indicação respeita o decreto municipal 240/2022, que determina o modo de escolha, onde o chefe do executivo que determina os diretores e vice-diretores. A nova secretária disse que está trabalhando na transição com a atual administração para dar sequencia aos projetos e implementar também suas ideias. Adriana tem como proposta realizar eleições para escolher os diretores das escolas municipais. As diretoras convidadas para assumir as escolas a partir de 2025 foram informadas de que possuem o período de um ano para demonstrar o seu trabalho. Adriana explicou sobre a necessidade dos profissionais que desejam concorrer aos cargos terem uma certificação que as habilitem, através de diplomas de pós-graduação ou por meio de cursos de extensão, com carga horária específica. “Em algum momento necessitamos fazer alterações, pois nem todas as professoras eram certificadas” – disse.
Atualmente, segundo Boeira, há 179 professores municipais habilitados com certificação para exercer o cargo de direção de escolas, mas o número pode ser maior, já que existem muitos profissionais que estão concluindo seus cursos.
Currículo da nova secretária
Ela é Doutora em Letras (2016), Mestra em Educação (2011), Especialista em Informática na Educação (2008) e Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade de Caxias do Sul (2001). Licenciada em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Crianças, Jovens e Adultos) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Vacaria-RS. Atuou como pedagoga no IFRS; professora e assessora pedagógica na Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus; professora e técnica de apoio presencial da Educação a Distância, Campus Vacaria, na Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à formação de professores e Educação Digital, principalmente, sobre a concepção, elaboração, utilização e avaliação de material didático, físico e digital, no processo de ensino e aprendizagem.
Ouça a entrevista clicando abaixo