• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Nova NR1 passa a valer a partir do dia 26 de maio

 Nova NR1 passa a valer a partir do dia 26 de maio

A partir do dia 26 maio de 2026, empresas passarão a ser fiscalizadas de acordo com as exigências da nova redação da NR-1, norma que estabelece diretrizes gerais de saúde e segurança no trabalho. O assunto foi tratado no  programa Falta Cidade desta terça-feira, 28.

Entre as principais mudanças, está a incorporação expressa da avaliação dos riscos psicossociais à gestão de saúde e segurança no ambiente laboral.

Com isso, a NR-1 passou a prever, de forma explícita, a inclusão de fatores como estresse, assédio, burnout e violência no trabalho no GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais e no PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos.

A psicóloga, Piera Hoffman e a consultora de comunicação e NR1, Elenise Minela participaram do programa Fala Cidade para esclarecer a incorporação de novas regras nesta norma.

Uma das mudanças mais relevantes é a incorporação explícita dos riscos psicossociais, como estresse, assédio, burnout e violência no trabalho, ao escopo da NR-1.

A norma passa a exigir que esses fatores sejam identificados, avaliados e tratados com medidas preventivas incorporadas ao PGR, deixando de ser um tema apenas periférico ou indireto na fiscalização trabalhista.

O foco das intervenções deve recair prioritariamente sobre a organização do trabalho, e não apenas sobre o indivíduo, exigindo análise de jornadas, metas, sobrecarga, conflitos interpessoais e condições ergonômicas.

Piera Hoffman (esquerda) destaca que esse trabalho tem que ter o acompanhamento de profissionais capacitados que possam auxiliar a equipe gestora e os colaboradores para uma perfeita sintonia em torno do assunto.

Para Elenise Minela a partir de um diagnóstico direto na empresa, com profissionais capacitados é que poderá se identificar as situações de risco, trazendo benefícios diretos para ambos os lados.

Ouça a entrevista

Digiqole ad

Relacionados

Open chat