• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Mudas de butiá-da-serra plantados em Bom Jesus serão tema de pesquisa do DDPA/Seapi   

 Mudas de butiá-da-serra plantados em Bom Jesus serão tema de pesquisa do DDPA/Seapi   

Foto: arquivo pessoal/ Paulo Cezar de Araújo.

A propriedade de três hectares onde o Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi) vai realizar a pesquisa do butiá-da-serra tem história. O produtor rural e proprietário da área, Paulo Cezar de Araújo, conta que a ideia do plantio do butiá-da-serra começou com uma árvore de butiá que ele tinha na frente da casa, em Vacaria.

“O butiá ficava na frente da casa onde moro, que era do avô da minha esposa. E olha, a árvore produzia muito bem, na verdade tinha uma produção extraordinária, de cinco a seis cachos com mais de 20/30kg cada um”, conta Paulo Cezar. “Eu via aquela árvore produzindo todo o ano, e fui fazer um suco e tinha um sabor e uma textura diferentes, bom. E via aquelas mudas no chão, e pensei que elas poderiam ser usadas na área que tinha em Bom Jesus, com meu pai. E foi assim que começou”, lembra o produtor.

A área tem cerca de duas mil mudas plantadas de butiá-da-serra. “No começo, a gente plantou de forma mais adensada, mas os últimos plantios nós fizemos com espaçamento maior, porque quando os butiás estão muito juntos eles acabam competindo e a produção dos cachos acaba não sendo uniforme”, afirma Paulo Cezar.  A ideia, segundo ele, é chegar a umas três mil mudas nos próximos anos. A produção é vendida para o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) e o que sobra é consumido pelo gado.

“Eu pretendo me dedicar mais quando me aposentar, tornar um negócio mais rentável. Hoje ainda é um mercado muito restrito, que depende de um investimento, já que é uma fruta nativa. Ainda é como um hobby, um passatempo, mas quando eu tiver mais idade nós, eu e minha mulher, poderemos nos dedicar mais”, diz o produtor.

A pesquisa

A pesquisa que será desenvolvida pelo DDPA/Seapi vai abranger vários estudos, como os de solo, diagnóstico da cadeia produtiva, abelhas e besouros. Veja mais detalhes aqui: https://www.agricultura.rs.gov.br/especie-de-butia-exclusiva-da-mata-atlantica-nos-campos-de-cima-da-serra-e-tema-de-pesquisa-da-seapi

Butia eriospatha é uma das oito espécies de butiá nativas do Rio Grande do Sul. Ele está presente nos três estados da Região Sul do Brasil e atualmente, encontra-se ameaçado de extinção. “Quanto à pesquisa, eu quero contribuir com o DDPA, estamos à disposição”, afirma Paulo Cezar.

Fonte: SEAPI RS

Digiqole ad

Relacionados

Open chat