Ministério Público está atento à situação das instituições de longa permanência instaladas em Vacaria
Na última segunda-feira aconteceu uma operação conjunta da Polícia Civil através da Polícia de Proteção à pessoa vulnerável em conjunto com a Secretaria da Assistência Social e Corpo de Bombeiros de Vacaria. No local, foi constatado falta de cuidado com as pessoas que ali residem, com condições de higiene precárias e colchões em péssimo estado, mau cheiro e ausência das mínimas condições de habitação no lugar.
Foi instaurado um inquérito policial, a partir do registro de uma ocorrência. O promotor de justiça de Vacaria, Luis Augusto Gonçalves Costa disse que o caso foi encaminhado à polícia. Não se tratava de uma casa de abrigo para idosos.
Luis Augusto informou que, a respeito da situação desta entidade, se haverá fechamento ou não, depende de ordem judicial.
Quanto à fiscalização das instituições de longa permanência (casas asilares) instaladas no município, o promotor ressaltou que existe uma legislação bastante rígida a respeito e que o Ministério Público cumpre seu papel de fiscalizar. Existe inclusive a possibilidade da prefeitura comprar vagas para idosos ou pessoas que necessitem de acolhimento.
Confira a entrevista completa clicando abaixo.