Mes de janeiro destinado a cuidados com a mente
O mês de janeiro é dedicado às campanhas de conscientização da saúde mental por ser o primeiro do calendário e por possibilitar o planejamento e mudança de hábitos nos meses seguintes. A cada início de ano, as pessoas se sentem motivadas a começar a dieta, realizar check-ups e praticar exercícios para estar bem para o próximo verão, porém, é preciso ter atenção à saúde mental. Quando o lado psicológico está doente, todo o corpo sofre consequências, como doenças psicossomáticas que ocasionam taquicardia, insônia e dores pelo corpo, por exemplo.
A psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial de Vacaria – CAPS, Mariani Luz Ferreira, afirma que o equilíbrio é a base para que a pessoa seja saudável mentalmente. Ela diz que com a correria dos dias de hoje é preciso atenção para alguns pontos que podem ajudar a evitar problemas mentais. A prática de exercícios físicos, uma boa alimentação, um bom sono e até mesmo horas de lazer fazem bem como medidas de prevenção.
Para Mariani Luz, as pessoas estão muito preocupadas com o exterior, mas é preciso ter atenção com o que entra no seu corpo através da mente, cultivando pensamentos positivos e evitando as coisas negativas. Ela salienta que o uso excessivo do celular, pode afetar a mente e ao mesmo tempo afastar as pessoas de um bom bate papo.
O CAPS trabalha com uma equipe de profissionais destinados a ajudar as pessoas nesse sentido, e evitar que elas tenham que fazer uso de medicamentos e também fugir de internações para tratamento.