• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Maio Vermelho: mês da conscientização sobre câncer bucal

 Maio Vermelho: mês da conscientização sobre câncer bucal

Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.

O câncer de boca é um tumor maligno que acomete os lábios e estruturas da boca como língua, céu da boca, gengiva, amígdalas e glândulas salivares. No RS, ocorrem anualmente cerca de 660 novos casos da doença. Hoje, o câncer de boca é o 5º mais frequente no sexo masculino.

Os principais fatores de risco para o câncer de boca são fumo, álcool e exposição solar. O número de casos em fumantes chega a ser 2 a 3 vezes maior que entre não fumantes; a associação do álcool com o tabaco potencializa o risco para desenvolvimento do câncer.

Conforme a dentista Ana Paula Benvenutti, coordenadora de saúde bucal, o diagnóstico tardio acarreta, além do prognóstico desfavorável, tratamentos agressivos, paliativos e dispendiosos para as unidades hospitalares e convênios. O tabaco associado ao consumo de álcool aumenta consideravelmente as chances do desenvolvimento de tumores bucais.

A campanha Maio Vermelho alusiva ao Dia de Combate ao Câncer Bucal e ao Dia Mundial de Combate ao fumo que são celebrados em 31.05. As datas foram criadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1987, e reforçam a importância de prevenir essa doença mantendo uma boa saúde bucal e evitando cigarros e bebidas alcoólicas.

Para prevenir esta doença além de evitar  o consumo de fumo e bebidas alcoólicas é importante ter alimentação rica em frutas verduras e legumes, usar protetor solar e boné, manter boa higiene bucal sem cáries, doenças da gengiva ou próteses machucando, usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.

Os principais sinais de alerta para o câncer de boca são feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na boca;  sangramentos sem causa conhecida em qualquer região da boca. Também pode haver nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente. Em fases mais avançadas da doença, a pessoa pode apresentar dificuldade para falar, mastigar ou engolir.

Ouça a entrevista clicando abaixo

 

 

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat