• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Maio laranja: CREAS e o trabalho de proteção às crianças e adolescentes

 Maio laranja: CREAS e o trabalho de proteção às crianças e adolescentes

O dia 18 de Maio é Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000.

A data foi escolhida em alusão ao “Caso Araceli”, a menina que aos 8 anos foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente por vários dias, antes de ser morta, ter seu corpo desfigurado por ácido e abandonado em um terreno baldio em Vitória no Espírito Santo em um crime que permanece impune.

A intenção do dia 18 de maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar e convocar toda a sociedade a participar desta luta.

Em Vacaria, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação atua diariamente no combate à violência e abuso contra crianças e adolescentes. A coordenadora do CREAS (Centro de Referência especializado da Assistência Social de Vacaria), Rosi Bonella, diz que a data serve para mobilizar a sociedade sobre o tema.

A assistente social Mariele Renske disse que nos casos de ocorrência de abuso, o CREAS realiza um acompanhamento e dá todas as orientações para as famílias envolvidas. Segundo ela, o objetivo é reestabelecer os vínculos familiares.

Vacaria também aparece na estatística quanto a casos de violência contra crianças e adolescentes, como exemplo, no mês de abril de 2023, o CREAS atendeu em torno de 20 casos de vitimas e suas famílias. E cabe ressaltar que este número não representa aqueles casos em que a vítima não conseguiu pedir ajuda e segue no martírio do abuso sexual. Por isso a data de 18 de maio está aí, chamando por uma maior consciência das pessoas na proteção de crianças e adolescentes.

Em casos de abuso, ou suspeita de abuso sexual contra crianças e adolescentes, as denúncias devem ser encaminhadas ao Conselho Tutelar, pelo telefone 3232 6248, à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente pelo 3232 0777 ou pelo disque 100.

Ouça a entrevista clicando abaixo.

 

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat