“Lenda da cigana” vira curta-metragem
A lenda da Cigana, segundo contam os mais antigos moradores de Vacaria, vai virar um curta-metragem. A proposta é da produtora e atriz vacariense Joana Casagrande, que inscreveu o projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo. A ideia de desenvolver o curta surgiu há 10 anos. O fato teria ocorrido em 1964 quando, por ocasião de um Rodeio Crioulo, o então patrão do CTG Porteira do Rio Grande negou um copo d’água a uma cigana sedenta. Em resposta, ela afirmou que não iria mais faltar água durante o rodeio.
O filme faz uso de recursos épicos e líricos para mostrar o drama de uma cigana que vaga pelo mundo após ser expulsa de sua comunidade por transgredir as tradições.
Este projeto foi contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo – Decreto Federal nº 11.453/2023, edital audiovisual nº 307/2023, com Joana Gomes Casagrande como proponente no projeto nº 13517.
A lenda da cigana terá como roteirista e diretor, André Arteche que nasceu na capital gaúcha e já atuou em audiovisuais da TV Globo.
Em torno de 100 pessoas estarão envolvidas na produção, entre elas a produtora Tita Almeida. As gravações do curta devem acontecer no Parque das Cachoeiras, Parque Nicanor Kramer da Luz e Rancho Centauro.
Após a finalização, o filme será disponibilizado gratuitamente no site da Prefeitura de Vacaria e no YouTube.
Ouça a entrevista clicando abaixo