• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Leandro Bortoluz recebe horaria da ABPM e da Câmara de Vereadores

 Leandro Bortoluz recebe horaria da ABPM e da Câmara de Vereadores

Foto: Mariana Basso/Câmara de Vereadores.

Leandro Bortoluz, engenheiro agrônomo e produtor de maçãs em Vacaria foi o grande homenageado na noite de sábado, no Centro de Eventos, Jair Soares, no parque de exposições, Nicanor Kramer da Luz.
Bortoluz recebeu a Medalha Destaque ABPM, Clube da Maçã Brasileira, uma premiação que visa o reconhecimento institucional e público de pessoas físicas e jurídicas que fazem a diferença no desenvolvimento da cadeia produtiva da maçã, seja por meio de empreendedorismo, tecnicamente, pesquisa, inovação, políticas públicas, gestão, produção, entre outros.
O homenageado é destaque reconhecido como liderança técnica, empreendedora e setorial. Há muitos anos engajado em grandes causas do Setor Produtivo, atuou pela implementação do Selo de Qualidade ABPM, da Produção Integrada de Maçã, da Carta de Vacaria, do evento Maçã na Praça, criou o Seminário Internacional de Vacaria, trouxe o tour do IFTA – International Fruit Tree Association para o Brasil e atuou com grande dedicação no Programa de Erradicação da Cydia Pomonella.
Neste sentido, abriu portas nos principais centros de pesquisa do mundo relacionados à cultura da maçã, criou laços com os principais pesquisadores e lideranças empresariais no exterior, trouxe estes pesquisadores para o Brasil em diversas oportunidades, e com muita generosidade compartilhou todas estas conquistas com os demais técnicos brasileiros, incentivando-os também a comparecerem nos principais eventos internacionais e organizando missões técnicas às quais dezenas de agrônomos e outros profissionais brasileiros aderiram.
Natural de Caxias do Sul, Leandro Bortoluz chegou em Vacaria com a sua família em 1982. Ele disse que todas as conquistas do setor da maçã, não é só dele, mas de todos os produtores que se engajaram em avançar cada vez mais na busca por novas técnicas de produção.
Na mesma solenidade, Bortoluz recebeu o título de Cidadão Honorário de Vacaria, por parte da Câmara Municipal. A proposição foi apresentada pelo vereador Douglas Cenci (PL) e aprovada por unanimidade em plenário.Para Cenci, a homenagem simboliza o reconhecimento de toda a comunidade a um profissional que ajudou a projetar Vacaria como referência nacional e internacional na fruticultura.
“O Leandro é um cara que transcende, vai além de Vacaria, do Rio Grande do Sul e até do Brasil. Com grande experiência internacional, leva o nome da nossa cidade associado à fruticultura, uma das atividades que mais contribuem para o PIB local. Muitas das inovações que temos hoje passaram por ele. Nada mais justo do que homenagear alguém empreendedor, pai de família e que sempre trabalhou pelo desenvolvimento do nosso município”, destacou Cenci.

Trajetória de destaque

Natural de Caxias do Sul e formado em Agronomia pela UFSM, Bortoluz construiu uma sólida carreira voltada à fruticultura, especialmente à produção de maçãs, um dos principais motores econômicos dos Campos de Cima da Serra. Com experiências em países como Chile, Estados Unidos e Nova Zelândia, trouxe novas tecnologias de manejo para a região. Foi idealizador do Seminário Internacional de Fruticultura de Vacaria e atuou em entidades como a Agapomi e a própria ABPM. Entre suas iniciativas de maior repercussão estão a implantação pioneira do sistema 2D em pomares, a criação do evento Maçã na Praça e a contribuição em programas de qualidade e sanidade da produção.

Digiqole ad

Relacionados

Open chat