• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Lançada identidade visual da Semana Farroupilha 2023

 Lançada identidade visual da Semana Farroupilha 2023

Identidade visual criada por Cintia Matte Ruschel para os Festejos Farroupilhas 2023.

A Comissão dos Festejos Farroupilha 2023 escolheu, na terça-feira (20/6), a identidade visual das comemorações deste ano, cujo tema é “Centenário da Revolução de 1923”. A apresentação e a escolha, que foi unânime, foram realizadas no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

A identidade visual desenvolvida para esta edição dos Festejos Farroupilhas representa o centenário da revolução. Os lenços, branco e vermelho, simbolizam um período da história do Rio Grande do Sul em que houve antagonismos e rivalidades políticas. O lenço de pescoço é um dos símbolos mais fortes do gaúcho. Na época da revolução, os Chimangos, que apoiavam o governo central, usavam o lenço branco; os Maragatos, contrários à política exercida pelo governo federal, exibiam o vermelho.

Segundo a comissão, os lenços entrelaçados representam a pacificação da revolução, o fato de que, apesar de todas as divergências políticas da época, os gaúchos seguiram unidos. Além disso, ilustram a relevância da inclusão e do respeito à diversidade de pessoas e ideais.

Os lenços foram um símbolo de um momento histórico e, ainda hoje, suas cores predominantes são o branco e o vermelho. Usados como adornos, representam a tradição, a cultura e o folclore gaúchos desde a sua colonização.

A arte foi produzida por Cintia Matte Ruschel, que procurou simbolizar o estreitamento dos laços entre as etnias e os muitos significados do que é ser gaúcho. “A ideia foi representar em uma imagem a união, independentemente das diferenças”, explica.

O evento de apresentação foi conduzido pela presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas 2023, a secretária da Cultura em exercício, Gabriella Meindrad. “A escolha da identidade simboliza a união de forças antagônicas, retratando um momento da nossa história que serviu para unir o povo gaúcho”, ressalta.

Além de Gabriella e Cintia, estiveram presentes também os demais componentes da comissão, composta por representantes de 18 entidades do Rio Grande do Sul.

Fonte: Rádio Planalto

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat