Gineteada do 36º Rodeio vai contar com 147 participantes
Rafael Goulart (E) e Henrique Souza, responsável pela mídia do CTG Porteira do Rio Grande, em entrevista ao programa Comando Geral – 22/01/2026. Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.
Entre as provas campeiras do Rodeio Internacional de Vacaria, a gineteada chama a atenção do público. Durante oito segundos, homem e cavalo travam uma emocionante disputa. E na edição de 2026 do rodeio, que começa em oito dias, a expectativa é grande para o encontro dos maiores ginetes da América do Sul. Rafael Goular, responsável pela gineteada no rodeio internacional, revela que neste ano serão 147 ginetes e que já no dia 31 de janeiro ocorrem provas, com a gineteada nacional, onde haverá 77 montarias, que disputam 10 vagas para a gineteada internacional, que dá um veículo 0km como prêmio.
A gineteada nacional terá 25 montarias por dia, de domingo até terça-feira. Já a internacional, inicia na quarta-feira, dia 04. Para a edição de 2026 mais de 200 cavalos xucros das mais diversas tropilhas devem passar pela cancha ferradura. Goulart explicou que as montarias não podem ultrapassar os oito segundos, que cada cavalo só será montado uma vez e que a campana, existe para dar segurança ao homem e ao cavalo. Ele disse que há uma preocupação com a saúde e bem estar dos animais, que passam pelo mínimo estresse possível. “O animal aporreado é muito bem tratado, e o tropilheiro se dedica muito ao seu ofício.”
A gineteada internacional do 36º Rodeio acontecerá entre os dias 04 e 08 de fevereiro de 2026.
Ouça a entrevista clicando abaixo

