Ferramenta de apoio ao estudante monitora frequência escolar
O Governo do Estado, lançou, por meio do aplicativo Escola RS, uma nova ferramenta de apoio para que os estudantes beneficiários do Programa Todo Jovem na Escola possam acompanhar a sua frequência em tempo real. A iniciativa permite que o estudante verifique a sua presença em sala de aula e monitore para que não deixe de receber o repasse de R$ 150 mensais creditados no cartão Cidadão da Família.
Ainda, o aplicativo tem a funcionalidade de avisar se o estudante está com a frequência abaixo de 75%, aconselhando que ele aumente sua frequência. A medida, além de servir de controle para pais e estudantes, auxilia para que não ocorram erros e dá transparência à gestão escolar
Os beneficiários do Programa podem visualizar a sua frequência mensal, que é o critério de elegibilidade da bolsa, tanto do mês atual quanto dos meses anteriores. Isso possibilita saber se o estudante vai receber a bolsa no mês seguinte.
Conforme o coordenador do Centro de Educação Baseado em Evidências, Guilherme Simionato, dos mais de 100 mil estudantes que tem direito à bolsa, cerca de 30 mil ficam sem receber por não cumprirem com os critérios mínimos de presença.
“Queremos que esta ferramenta dê autonomia e protagonismo ao estudante. Que ele enxergue em tempo real suas necessidades e possa fiscalizar o depósito do seu benefício conforme sua frequência. Mais do que isso, que ele veja sua situação e entenda os alertas para não deixar de receber os valores que têm direito para auxiliar seus estudos”, explica.
Programa Todo Jovem na Escola
Com o objetivo de reduzir o impacto da pandemia na rede estadual, bem como prevenir o abandono, a evasão escolar e incentivar para que os estudantes concluam o Ensino Médio, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) oferece a bolsa Todo Jovem na Escola. A ação garante auxílio financeiro aos estudantes da rede estadual no valor de R$ 150 mensais creditados no cartão Cidadão da Família.
O Programa é destinado aos estudantes que cumpram os seguintes critérios: estar matriculado no Ensino Médio Regular em uma escola da Rede Estadual do Rio Grande do Sul; estar ou ter o responsável incluso no Cadastro Único do Governo Federal com renda per capita de até meio salário mínimo ou três salários mínimos totais; atingir a frequência mínima de 75% na presença no mês anterior ao pagamento; manter os seus dados atualizados no cadastro escolar; e possuir Cartão Cidadão no seu nome ou no nome do responsável.
Fonte: Seduc RS