• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Evolução nas relações trabalhistas na cultura da maçã

 Evolução nas relações trabalhistas na cultura da maçã

José Sozo, presidente da Agapomi.

Doze mil pessoas, ou o equivalente a 20% da população de Vacaria atuam junto aos pomares da cidade. A chamada mão de obra sazonal demanda cerca de 250 safristas por cada hectare de área plantada. A colheita da maça precisa de mãos hábeis e movimentos precisos. No processo de colheita, a fruta é pega na palma da mão, por entre os galhos semeados, torcida e colocada em uma sacola, atada ao corpo do trabalhador conhecida como bocó, que pesa de 12 a 13 quilos quando totalmente cheia.

Além do grande número de trabalhadores necessários para a colheita, também são necessárias estruturas em alvenaria, dormitórios limpos, cozinhas com três refeições diárias, banheiros, chuveiros elétricos, salários e garantias definidas em convenção coletiva ,indicativos do tratamento digno dado aos safristas atualmente na colheita da maçã, em Vacaria e toda a região dos campos de cima da serra.

Na década de 90, a realidade dos safristas era diferente. Trabalhadores atuavam em condições precárias e insalubres. Acesso a banheiro e água corrente era eventual. Naquele período, proliferaram denúncias e autuações, inclusive por trabalho infantil.

A evolução nestes 30 anos das condições do trabalho sazonal no município de  Vacaria e  região, onde ficam algumas das principais produtoras do fruto no Brasil, indica que há caminhos para qualificar as contratações e estabelecer relação justa de trabalho.

José Sozo, presidente da Agapomi (Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã), disse que foram implementadas muitas melhorias nos alojamentos, proporcionando melhores condições para os trabalhadores, que proporcionaram uma virada de chave para a cultura.

A segunda explicação para a virada de chave do setor da maçã é a exportação para países europeus. Segundo a Agapomi, das 1,2 milhão de toneladas colhidas em 2021 no Brasil, cerca de 100 mil toneladas foram vendidas para outros países.

Confira o áudio abaixo:

Digiqole ad

Relacionados

Open chat