Empresa de Vacaria vai utilizar resíduos para a geração de energia
Foto: Miro Santos-Radio Esmeralda.
O projeto hidrogênio de baixo carbono a partir de resíduos sólidos e liderado pela empresa Rodoplast em parceria com a Ambientalplast e a Universidade de Caxias do Sul foi contemplado no edital de fomento ao hidrogênio verde promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e da Casa Civil. O programa estadual busca impulsionar a descarbonizacão e a inovação energética no estado.
A proposta da empresa prevê a implantação de uma planta de produção de hidrogênio de baixo carbono (hidrogênio turquesa) em Vacaria, com um diferencial tecnológico: a integração direta com o sistema municipal de gestão de resíduos sólidos urbanos. Os resíduos serão aproveitados como fonte complementar de energia e calor. Esse processo vai acontecer pela transformação dos resíduos em um composto biosintético industrial, cujo objetivo e transformar a biomassa e os plásticos em um composto estável, com propriedades de combustível. O professor doutor Marcelo Godinho, gestor de inovação e projetos especiais da Rodoplast diz que a questão das energias renováveis, como o hidrogênio, e um assunto em pauta nas questões ambientais. Ele explica como vai acontecer a transformação do gás natural em hidrogênio e os benefícios desta utilização.
A solução combina inovação tecnológica, redução de passivos ambientais e aproveitamento energético de materiais que hoje representam um desafio para municípios brasileiros. Essa abordagem reduz o passivo ambiental local e fortalece os princípios da economia circular, e pretende alinhar desenvolvimento industrial, eficiência energética e gestão ambiental.
Ouça a entrevista clicando abaixo

