DNIT realiza estudos permanentes para desvio das BRs do perímetro urbano de Vacaria
A coordenação do DNIT Vacaria é responsável por cerca de 500 quilômetros de estradas em nossa região em trechos das BRs 116, 285 e 470. Estradas que nos últimos dias foram muito prejudicadas pelo grande volume de chuvas do mês de maio.
Considerando as condições climáticas severas dos últimos dias, o trecho mais castigado foi na BR 116. Segundo Daniel Bencke, chefe do DNIT local, entre Campestre da Serra/ Nova Petrópolis, os deslizamentos de terra foram frequentes, e até mesmo o recente reparo na ponte do rio das Antas, na BR 116, teve de ser monitorado. Embora o trânsito esteja fluindo normalmente, serão necessárias muitas obras de recuperação.
No trecho entre Veranópolis e Bento Gonçalves, na BR 470, foram cerca de 70 ocorrências em função da chuva, como relata Elidalberto Maciel, engenheiro do DNIT.
Daniel revela que existe um estudo de viabilidade econômica para uma possível retirada da BR 285 da cidade, através de um futuro desvio da rodovia. Atualmente a BR 285, chamada Avenida Militar não tem mais capacidade de absorver o trânsito . Há muitas dificuldades também, especialmente nos horários de pico, no trecho urbano da BR 116, com projeto de construção de viadutos, duplicação e ruas laterais.
Com relação redutores de velocidade nas rodovias da região, especificamente em trechos da BR 285, que foram retirados, o engenheiro do DNIT revela que os contratos findaram e haverá uma nova empresa que reinstalará os equipamentos nos mesmos locais, entre Vacaria e Passo Fundo.
Ouça a entrevista clicando abaixo