Dia do treinador de futebol
Em 14 de janeiro é comemorado o Dia do Treinador de Futebol, uma data que visa celebrar aqueles que, além de grandes estrategistas da bola, moldam o caráter e ajudam a construir a trajetória de seres humanos.
No contexto nacional, um dos maiores marcos da história do futebol brasileiro são os títulos conquistados pelos treinadores à frente da seleção. Ao longo das décadas, esses profissionais foram peças fundamentais na busca pela excelência, e muitos deles escreveram seus nomes na história com vitórias emblemáticas.
Para lembrar a data, o programa Esmeralda nos Esportes desta terça-feira contou com a presença do vacariense Vitor Paganella. Vitinho, como é mais conhecido atua como técnico de futebol de categorias de base desde 2019, e já atuou como auxiliar técnico do Glória na temporada de 2023. Na entrevista ele falou sobre a concorrência no atual mercado de treinadores e também as perspectivas para os jovens que desejem ser técnicos de futebol.
Ele atuou por cinco anos como treinador nas categorias de base do Cruzeiro de Porto Alegre e atualmente estuda proposta de dois clubes para atuar na temporada.
Paganella falou sobre as principais diferenças entre o futebol profissional e o futebol de base. Na base os atletas ainda estão em formação, e é um processo que pode proporcionar diversas dificuldades.
Ouça a entrevista clicando abaixo