• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Dia D de vacinação será 21 de Outubro

 Dia D de vacinação será 21 de Outubro

Foto: Divulgação/Rádio Esmeralda.

O Ministério da Saúde  realiza o novo momento da Campanha de Multivacinação para atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade. A ação acontece em todos os estados do país. A iniciativa abre mais uma etapa do Movimento Nacional pela Vacinação, iniciado em fevereiro pelo Governo Federal, com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais no país.

Em uma estratégia inédita, o Ministério da Saúde promoverá ações de micro planejamento nos estados, conforme o calendário da multivacinação. As equipes do Ministério da Saúde irão percorrer todo o Brasil em oficinas com gestores e lideranças locais, para ajustar a estratégia de vacinação de acordo com as realidades locais. Mais de R$ 150 milhões serão investidos para essas ações.

No primeiro semestre de 2023, a multivacinação foi antecipada no Amazonas, no Acre e no Amapá. A escolha dos estados buscou conter doenças já eliminadas no Brasil, diante da queda das coberturas vacinais registrada nos últimos anos. O alerta se deu, ainda, pelo risco de reintrodução da poliomielite, doença que foi notificada em março deste ano no Peru, em região de fronteira.

Segundo a enfermeira da vigilância em saúde de Vacaria, Tatiana Scariot, os três estados do sul serão os últimos a realizar a etapa da campanha. As campanhas de vacinação iniciam na segunda-feira, 16 e se estendem até 27 de outubro, sendo o dia D no sábado, 21, onde todas as unidades de saúde do município estarão abertas.

Tatiana disse que desde 2015 os índices de imunização estão baixos, muito em função da disseminação de fake news sobre as vacinas, e, além disso, atualmente existem doenças que a maioria das pessoas desconhece. A intenção do Ministério da Saúde é ampliar de maneira significativa a cobertura vacinal de crianças até os 15 anos, para cerca de 95%.

Everton Padilha, diretor de desenvolvimento do Rotary Vacaria, diz que a vacinação é um ato de amor, e nesse sentido o Rotary Clube atua de forma intensiva para disseminar a poliomielite, doença que até o ano de 1900 era praticamente desconhecida.  A luta contra a poliomielite é uma bandeira da entidade desde 1979.

Ouça a entrevista completa clicando abaixo

 

 

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat