Depressão de inverno: dias frios e nublados afetam a saúde mental
Países tropicais como o Brasil são reconhecidos por seus dias ensolarados, temperaturas médias elevadas e baixa amplitude térmica (pouca diferença entre as temperaturas mínima e máxima). Mesmo assim, no inverno, cerca de 1% da população, o que representa mais de mais de 2 milhões de brasileiros, é afetada pela depressão ou ansiedade climática. Nesse contexto, quem mora no Rio Grande do Sul corre mais risco de apresentar sintomas do transtorno afetivo sazonal, já que o estado enfrenta uma sequência de dias de frio intenso desde o começo do inverno. Dias nublados, chuvosos e frios levam a alterações emocionais, no sono, alimentação e no humor. A psicóloga Josiane Trindade explica como a depressão sazonal deve ser tratada.
O clima é um estressor universal e a maioria das pessoas reage, física e emocionalmente, em menor ou maior grau, às oscilações de calor, frio, chuva ou vento. Para lidar com o inverno sem abalar o emocional, a especialista ensina algumas boas práticas.
É muito importante procurar ajuda. Se você não consegue lidar sozinho com as emoções associadas aos dias frios, cinzentos e chuvosos, busque orientação de um profissional enquanto espera pela primavera ou verão.
Ouça a matéria clicando abaixo