• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Defesa Civil inicia pesquisa sobre percepção de riscos de desastres pela população Gaúcha

 Defesa Civil inicia pesquisa sobre percepção de riscos de desastres pela população Gaúcha

A Casa Militar, por meio da Subchefia de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, iniciou, no mês de agosto, a pesquisa “Percepção de Riscos de Desastres Naturais Pela População Gaúcha”. O objetivo é aprimorar as estratégias, ações, protocolos e processos de atuação em caso de desastres no estado. O levantamento, iniciativa do Departamento de Gestão de Riscos da Defesa Civil estadual, busca traçar um cenário sobre como a população percebe os riscos e quais protocolos de comunicação são mais eficazes.

A pesquisa será distribuída por meio de um formulário, a fim de traçar um diagnóstico sobre os processos de comunicação de risco da Defesa Civil do Estado, a partir da percepção da população, para garantir que as informações compartilhadas sejam de qualidade e em tempo hábil para a tomada de decisão. Os resultados esperados visam qualificar as diretrizes e os protocolos de comunicação de risco, contribuindo para a redução do número de óbitos e pessoas diretamente afetadas por eventos futuros. O estudo é voltado a maiores de 18 anos, residentes nos 497 municípios do Rio Grande do Sul.

A iniciativa está alinhada com a Política Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC), estabelecida pela Lei Complementar nº 16.263/24, além das diretrizes do Marco de Sendai, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), das doutrinas da Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNDRR). Dentre os objetivos principais, o projeto visa desenvolver uma consciência estadual de proteção e defesa civil, por meio da promoção da cultura e educação voltadas à compreensão dos riscos de desastres, promover a autoproteção e orientar as comunidades para comportamentos adequados de prevenção e resposta em situações de desastre, e fortalecer a comunicação de riscos de desastres, incentivando ações preventivas e respostas eficazes, com foco na segurança e resiliência da população.

A pesquisa será aplicada em duas etapas. A primeira, que inicia em 21 de agosto, será uma etapa piloto para refinar os detalhes da pesquisa. A segunda etapa, de aplicação oficial, contará com ampla divulgação ao público gaúcho, e iniciou em 8 de setembro com encerramento em 23 de outubro. Coordenadores regionais e municipais de Proteção e Defesa Civil serão parte fundamental da difusão do questionário a cidadãos de diferentes perfis e contextos em todo o estado.

O coordenador da Defesa Civil de Vacaria, Mateus Hasse, participou do Programa Comando Geral desta terça-feira. Na oportunidade, ele explicou sobre a importância da participação popular na pesquisa e também destacou o trabalho preventivo realizado em Vacaria.

A pesquisa pode ser respondida no link https://bit.ly/4lCxLUK 

Ouça a entrevista clicando abaixo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat